sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Na Mantiqueira Paulista, uma Experiência Enogastronômica!


Há 1.600 metros de altitude, na Serra da Mantiqueira, município de São Bento do Sapucaí, um projeto inovador encanta os visitantes da Vinícola Entre Vilas. Conhecer a Vinícola Entre Vilas é participar de uma experiência Enogastronômica inesquecível. O engenheiro agrônomo Rodrigo Veraldi, proprietário da Entre Vilas, é um empreendedor visionário e faz questão de acompanhar e explicar todos os projetos que estão sendo desenvolvidos na propriedade.


Ao chegarmos, a primeira parada é o Restaurante, rústico e elegante, de onde podemos visualizar os pomares de castanhas portuguesas, os vinhedos, os canteiros de frutas vermelhas, as oliveiras e, ao fundo, a plantação de lúpulo.  Nosso destino inicialmente será o lúpulo.






Apesar da grande produção e consumo de cerveja no Brasil, quase a totalidade do lúpulo utilizado é importado. As condições climáticas não favorecem à produção, mas depois de vários anos de estudos, Rodrigo Veraldi desenvolveu clones capazes de produzir em escala industrial e, com o apoio da Brasil Kirin, é de sua propriedade o lúpulo da cerveja Baden Baden Heller Bock 15 anos.



Caminhando por uma pequena trilha, chegamos ao viveiro de frutas vermelhas onde são produzidos morangos, mirtilo e mais de 30 espécies de framboesas e amoras. Hoje, o Viveiro Frutopia é uma referência em todo o Brasil quanto à produção de frutas vermelhas.






O pomar de castanhas portuguesas nos presenteia com deliciosas e refrescantes sombras. Utilizadas na alimentação de leitões muito especiais, segundo Rodrigo, melhores que os leitões da Bairrada, também, são parte fundamental dos pratos preparados no restaurante. Das Oliveiras, temos azeitonas e diversos tipos de azeites.


Nosso destino agora são os vinhedos de Syrah, Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon, Pinot Noir e Malbec.


 







As dificuldades impostas pelo Terroir são grandes, principalmente quanto à geadas e chuvas. Para proteger as uvas, os vinhedos precisam ser cobertos com uma estrutura plástica. Segundo Rodrigo, uma geada fora de hora acabou com sua safra de Pinot em 2014 e uma parte descoberta da Cabernet Franc foi perdida após uma forte chuva. O solo possui uma boa drenagem, é pobre e com muitos minerais, gerando concentração e riqueza de sabores. As amplitudes térmicas permitem uma maturação equilibrada e completa. A inclinação da colina oferece uma perfeita incidência dos raios solares.



Subindo por entre os vinhedos chegamos à adega subterrânea encravada sob o restaurante. Naturalmente fresco, o ambiente permite um perfeito envelhecimento dos preciosos vinhos! Ao lado, podemos acompanhar todo o processo de produção dos vinhos!






Pegamos algumas garrafas e subimos para o restaurante, o momento da degustação dos vinhos e dos pratos estava próximo.


Os vinhos me surpreenderam, apesar de cometermos um infanticídio, pois degustamos somente a safra 2014!


A característica principal é a interferência mínima no que o terroir gerou! Ou seja, vinhos com personalidade! Singulares! Rústicos e elegantes, um charme natural! Uma acidez marcante acompanhada de mineralidade e um aroma presente em todos, aroma de terra molhada com os primeiros pingos de uma chuva!


O primeiro vinho degustado foi um corte de Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc, sem passagem por madeira. No nariz, percebemos uma fruta vermelha em compota, notas herbáceas, e o singular aroma da terra molhada depois dos primeiros pingos da chuva, como uma poeira nas narinas, algo único! Os taninos estão marcantes, sem agredir, álcool livre de chaptalização de acordo com o conceito de vinhos naturais, sem interferências. Na boca, sente-se o morango bem maduro, seguido de notas de pimenta, algo herbáceo, muito ligeiro. Um vinho com excelente maturação e concentração! Confesso que julguei precipitadamente que encontraria muita pirazina, me enganei! Um excelente exemplar de um vinho de terroir que vai melhorar muito nos próximos 5 anos.


O segundo vinho foi um varietal de Cabernet Franc, com cinco meses em barricas de carvalho francês. Um vinho elegante desde o primeiro contato! Aromas de figo em calda, chá de funcho, notas de baunilha e chocolate. Na boca uma explosão de mineralidade com uma bela acidez. Um belíssimo vinho para ser degustado lentamente. Sugiro inclusive a aquisição de cinco garrafas de forma que se possa beber uma por ano para avaliar a evolução.


O terceiro vinho foi um corte de Cabernet Sauvignon com Syrah, passagem de cinco meses em barricas francesas. Os aromas são marcantes remetendo à pimenta, frutas negras, cassis e um delicioso toque terroso. Na boca, sentimos uma deliciosa mineralidade em parceria com a acidez. Apesar da força do vinho, os taninos estão suaves e aveludados. Boas notas de baunilha dão um toque harmônico ao vinho.


O vinho seguinte me encantou. O mosto foi obtido por gravidade e uma razão mínima de prensa. A elegância é a sua marca! Um corte de Franc com Sauvignon que nos faz entender o que o terroir da Vinícola é capaz. Aromas de frutas vermelhas frescas com leves toques herbáceos e o cheiro da terra. Que delícia! Na boca, muita mineralidade, explosão de frutas tudo harmonizado com uma acidez refrescante. Os taninos são suaves, finos e charmosos. Difícil explicar e entender este vinho sem degusta-lo. Minha sugestão, deguste!


Por fim, fui novamente surpreendido pelo quinto vinho! Um Syrah com nove meses de carvalho americano! Um Syrah diferente, leve, para ser bebido batendo papo com os amigos! Aromas de tutti-frutti, coco e um leve toque terroso. Na boca, uma leve pimenta esquenta nossas bocas em harmonia com as frutas vermelhas, toques levemente mentolados e um final de boca muito elegante. Taninos e acidez suaves, mas marcantes, acompanhadas com a mineralidade do terroir.


Enquanto degustávamos os vinhos, os pratos eram calmamente servidos, sem pressa. De entrada, pastas, pães, presuntos, queijos e azeitonas produzidas na própria propriedade. Em seguida, um delicioso quiche de abobrinha com funghi. Há opções para o primeiro prato, mas eu escolhi o ravióli com recheio de pato ao molho de ameixas. Lentamente e prazerosamente, caminhamos pela degustação, enquanto aguardávamos pelo segundo prato. Entre as opções de carne bovina, peixes e o famoso leitão, eu não tive dúvidas, escolhi o leitão criado com castanhas portuguesas. Uma viagem ao paraíso dos sabores! Magnífico! Mas o Rodrigo ainda guardava uma surpresa, uma verdadeira maldade! A sobremesa, acompanhada por um hidromel feito da propriedade, é formada por frutas vermelhas colhidas no local, sorvete de creme caseiro e uma torta de maçã dos deuses! Uma verdadeira experiência gastronômica!









A Vinícola Entre Vilas oferece um pacote completo de turismo enogastronômico, permitindo aos seus clientes uma experiência prazerosa e inesquecível. O Rodrigo e toda sua equipe são extremamente agradáveis, além de profissionais muito qualificados. A gastronomia é impecável com deliciosos pratos dentro do conceito “Slow Food”. Os vinhos demonstram muita personalidade, uma excelente maturação e concentração. O ponto alto está na mineralidade e o ponto a melhorar talvez seja o álcool, mas eu particularmente estou cansado de bombas alcoólicas.


Nos USA, visitei e estudei Vinícolas que oferecem uma experiência Enogastronômica aos seus clientes. No Brasil, este conceito é novo, mas o Rodrigo e sua equipe estão de parabéns!

Creio que melhor do que ler sobre e viver esta experiência!

O e-mail do Rodrigo é r.veraldi@terra.com.br e seu blog http://www.pequenasfrutas.blogspot.com.br/.


Adelante!






2 comentários:

  1. Sensacional ,,esse ligar merece todas estrelas , o conceito é simplesmente fantástico . Vou conhecer esse paraíso , o Rodrigo tem muita personalidade .parabéns

    ResponderExcluir
  2. Pelo post , algo de se mostrar com orgulho em nosso país .

    ResponderExcluir