sábado, 29 de março de 2014

Harmonizando Vinhos e Frutas



Num primeiro momento, soa estranho buscar uma harmonização como essa! Mas, se observarmos as características de algumas frutas e vinhos, encontraremos muitas semelhanças entre os seus componentes, como acidez, doçura, texturas. É importante definir qual o Universo dos vinhos queremos trabalhar! Vinhos com acidez e doçura!


A cepa Gewürztraminer produz brancos ricos, de cor amarelo-ouro e aromas intensos e perfumados (rosas e jasmim), frutados (lichia, maracujá, maçã e peras maduras), com especiarias marcantes (canela, cravo, nós-moscada).

Escolhi para esta harmonização um vinho da África do Sul, Robertson Winery Gewürztraminer Late Harvest, safra 2011. Este Gewürztraminer é rico e denso, com notas florais típicas desta uva de grande personalidade. Para deixar o vinho ainda mais interessante, uma parcela de uvas botritizadas foi adicionada, conferindo ao vinho cativantes notas de mel e um interessante toque frutado no palato. Resumidamente, um vinho com boa acidez e doçura!


Comecei a harmonização com as nozes! Nozes possuem um certo amargor, textura e untuosidade, deixando a língua com uma leve camada de mousse. A harmonização é muito rica, pois a acidez do vinho funcionou como um detergente, deixando a língua com uma sensação de limpeza. A doçura se pronunciou e os aromas ficaram mais claros! Em seguida, uma seleta de frutas secas e desidratadas, castanha, amendoim, passas, amêndoas, macadamia foram usadas! A característica principal está na doçura, seguida pela acidez! A doçura do vinho se pronunciou tornando-o um delicioso mel. Fantástico! Esta seleta de frutas secas já ganhou um destaque! Terminei este primeiro estágio com um damasco desidratado! Uma fruta que todos adoram, possui uma excelente acidez e uma doçura marcante! A acidez foi enriquecida, trazendo uma gostosa sensação de frescor! Muito interessante também! As três harmonizações estão aprovadas.




Resolvi buscar uma harmonização com uma fruta mais acida, e também exótica! Escolhi a Fisales. Uma fruta com sabores marcantes, um pouco amarga, ácida e de pouco açúcar! Foi muito forte para a Gewürztraminer! Interessante observar isso, as vezes, escolhemos acompanhamentos para os nossos vinhos que simplesmente fazem o vinho sumir!




O caqui é uma fruta doce, imagina o caqui chocolate, maduro, sem taninos que provocam aquela sensação de secura na boca! O vinho encontrou seu paraíso! A untuosidade do caqui foi limpada pela acidez, os açucares se somaram e algo refrescante tomou conta da boca! Minha dica é uma harmonização desta após um almoço cujo prato principal tenha sido uma massa com molho vermelho! Excelente!


O Kiwi é uma fruta muito apreciada pelos seus sabores cítricos, com uma acidez alta e doçura picante! Vamos chegar a uma conclusão muito interessante, nosso vinho não aguenta alimentos com alta acidez, como o Kiwi. Toda a acidez do vinho foi sobrepujada pela acidez da fruta, sobrando somente o amargor! Não houve equilíbrio entre os alimentos, ou seja, a harmonização não existe! Harmonização é equilíbrio e soma!




A goiaba possui uma polpa muito suculenta, doce e aromática! Uma acidez mediana, mais pronunciada na casca que também contém um certo amargor e taninos. Se comermos a goiaba com casca, a acidez total será maior que o vinho, e os taninos e o amargor tomarão conta do palato! Mas se retirarmos toda a casca da goiaba, temos uma harmonização perfeita entre o vinho e a fruta!


É importante frisarmos que estamos descobrindo vários detalhes sobre acidez, amargor, álcool, doçura e taninos! Correto?


Parti para uma pêra madura, com uma deliciosa polpa branca, cheia de doçura, pouca acidez e quase nenhum amargor! O vinho harmonizou perfeitamente trazendo aquela sensação gostosa de mel para o palato! Podemos concluir que frutas de polpa generosa harmonizam muito bem com este vinho! Para comprovarmos esta tese, vamos partir para a nossa última fruta, rica em polpa e doçura!




Uma suculenta manga, com toda a doçura da sua polpa, acidez mediana para baixa, harmonizou perfeitamente com o vinho, trazendo uma sensação refrescante a cada gole! Uma combinação perfeita para um fim de tarde na praia, na piscina, ou na varanda do apartamento! O importante é sentir o frescor desta harmonia.


Concluo que as frutas podem ser excelentes parceiras para os vinhos, mas alguns detalhes precisam ser observados como, por exemplo, os taninos que na sua totalidade estão nas cascas, o amargor da fruta utilizada e, principalmente, a acidez! Se a fruta possuir uma acidez muito superior à acidez do vinho, é muito provável que a sensação de amargor tome conta do palato!




Adelante!



2 comentários:

  1. Obrigado pelas informações,vcs estão de parabéns .

    ResponderExcluir
  2. Adoro as frutas e vinhos mas a harmonizacao e sempre bem vinda! Parabéns!

    ResponderExcluir