domingo, 16 de fevereiro de 2014

Valle del Limari



Situado entre os vales do Elqui e Choapa, dentro da região de Coquimbo, o Vale do Limari se encontra a 380 kms ao norte de Santiago. Possui quatro sub zonas vitícolas: Ovalle, Monte Patria, Punitaqui y Rio Hurtado. 

Uma região mágica, onde encontramos o Vale do Encanto, local com diversos registros arqueológicos de povos pré-colombianos, como os Diaguitas e os Molles. Há vários vestígios destas civilizações.





O problema da água foi resolvido através de vários canais conectados entre si que permite um uso eficaz da escassa água da região.




Um conjunto de fatores tornou esta região um sucesso para a produção de vinhos de qualidade.



Um solo de origem aluvial, franco, pedregoso, pouco profundo e com excelente drenagem. Grandes capas de carbonato de sódio e muita pedra pizarra. Um solo único no Chile.




A “Camanchaca” também é muito importante, trazendo humidade e frescor do oceano.




Junto a isso, se soma mais de 300 dias de sol!


Clima e solo em conjunto permitem estupendos vinhos brancos, com muita acidez e mineralidade! As principais cepas são Chardonnay, sauvignon blanc e viognier.





O frescor trazido pela “Camanchaca” também permite a elaboração de vinhos a partir da Pinot Noir nas regiões mais próximas ao oceano.






A Syrah, atualmente a segunda cepa mais plantada, depois da Chardonnay, gera vinhos com uma notável expressão do Terroir. 


Vinhos intensos influenciados pela aridez e pelo sol.


Nenhum comentário:

Postar um comentário