segunda-feira, 20 de julho de 2015

Qualidade, Tecnologia e Design!


Qualidade, Tecnologia e Design.... Não estamos falando da Apple!


Trata-se da Vinícola Luiz Argenta.






História e paixão aliadas a sonhos e investimentos transformando o Terroir de Flores da Cunha no ventre dos vinhos mais elegantes e admirados do Brasil. Em cada detalhe é possível perceber a preocupação não apenas pelo belo, mas por um design que atinja a necessidade de todo ser humano em contemplar o que faz bem aos olhos! Tudo aliado à muita qualidade!






A Vinícola posicionada em uma pequena colina apoiada numa monumental pedra cortada verticalmente surpreende pelo arrojo e equilíbrio com o meio ambiente. A solução arquitetônica permitiu aproveitar ao máximo o efeito térmico provocado pelo corte na pedra.



Visitar a Luiz Argenta nos faz entender o conceito do que é uma experiência enoturística. Visualizar os cuidados com a natureza, os funcionários e, principalmente, os clientes. Fazer com que os clientes entendam o vinho como um produto vivo capaz de se adaptar à diversos momentos da vida.


E, entendendo o sentido da visão, percebemos o objetivo da linha LA Jovem. Parece complicado, mas somente com qualidade, tecnologia e design é possível conquistar o jovem consumidor ávido por vinhos refrescantes, leves e fáceis de serem bebidos, sem a necessidade de decantar ou harmonizar com uma comida! Posso visualizar um grupo de jovens conversando animadamente e degustando um rose de Syrah, um “Gewus” ou um Sauvignon Blanc. O sabor desejado é obtido através dos investimentos que começam no solo, com correções de PH, passa por todos os equipamentos responsáveis pela vinificação por gravidade e controle de temperatura. Investimentos que extravasam o vinho e chegam às garrafas especialmente desenhadas e confeccionadas na Itália. Os aromas e os sabores demonstram como são positivos os resultados obtidos.






Cada investimento tem um objetivo claro.


A linha LA traz consigo toda a tecnologia agregada ao uso de barricas de carvalho francês feitas exclusivamente na Europa para a Luiz Argenta. O público alvo são os consumidores que desejam um vinho de qualidade para acompanhar momentos agradáveis em restaurantes, em suas residências, com comidas devidamente harmonizadas. São vinhos para serem degustados naqueles jantares importantes ao lado de pessoas importantes!




Das safras especiais, temos os vinhos da linha Luiz Argenta. Vinhos excepcionais com potencial de guarda para vários anos e para um público acostumado em armazenar vinhos com o objetivo de degusta-los em momentos únicos e quando estiverem em seus pontos máximos de evolução.



Entender o projeto Luiz Argenta é adentrar pela história de Flores da Cunha e conhecer a empresa Granja União que produziu seus primeiros vinhos na propriedade em 1929, uma empresa pioneira na produção de vinhos finos no Brasil. As terras da antiga empresa foram adquiridas pelos irmãos Deunir e Itacir Argenta em 1999 e, apesar de muitas opções de negócios, o vinho falou mais alto.






A qualidade do Terroir de Flores da Cunha, solo, amplitude térmica, insolação, drenagem foi melhorado através de estudos minuciosos e correções pontuais de forma que um PH perfeito fosse alcançado. A produção controlada, restringida a 1 Kg por videira, permite a colheita de uvas com frutas, concentração, maturação e acidez perfeitas.


A Vinícola Luiz Argenta faz parte da Associação de Produtores dos Vinhos dos Altos Montes – APROMONTES – inserida na Indicação de Procedência Alto dos Montes.


Todas as informações sobre a Indicação de Procedência Alto dos Montes podem ser encontradas no link:

 http://www.cnpuv.embrapa.br/tecnologias/ig/altosmontes_folder.pdf


Qualidade, Tecnologia e Design aliados à uma excelente estrutura de enoturismo posicionam a Vinícola Luiz Argenta como uma das principais empresas do segmento. Seus vinhos possuem elegância e equilíbrio normalmente associados aos vinhos do Velho Mundo. Na minha visão, um dos melhores conjuntos de vinhos produzidos no Brasil.

Um comentário: