domingo, 16 de março de 2014

El Valle del Colchagua




A cidade de Santa Cruz, coração do Vale do Colchagua, está há 180 quilômetros de Santiago. Uma estrada muito boa nos permite realizar a viagem tranquilamente, sem pressa, apreciando as paisagens e degustando algumas frutas vendidas à beira da rodovia!




O Vale do Colchagua é a região vitivinícola mais tradicional do Chile. Possui uma excelente estrutura de apoio ao Enoturismo e, o mais importante, grandes vinhos tintos, maduros e corpulentos. A Rota do Vinho do Vale do Colchagua foi reconhecida em 2005 como “Best Wine Region in the World” pela revista Wine Enthusiast.


Possui três setores de plantação. Os terrenos planos, de origem vulcânica, têm terroirs profundos, com diversas texturas e com elevada retenção de umidade. São especialmente aptos para o cultivo das cepas Carmenere e Malbec. Aos pés dos montes, solos argilosos e pedregulhos, criam um excelente ambiente para a Syrah e para a Cabernet Sauvignon. Os solos elevados, graníticos, estão dando excelentes resultados com a Syrah.






Iniciei minhas visitas técnicas pela tradicional Viña Casa Silva. Fundada em 1892 por Emílio Bouchon, pioneiro na plantação de cepas finas no Vale do Colchagua. Hoje é dirigida pela quarta e quinta geração da família. O único diretor da Casa Silva que não é descendente da família é o famoso enólogo Mário Geisse, proprietário da Cave Geisse, localizada em Pinto Bandeira, Rio Grande do Sul, e produtora de excepcionais espumantes de fama internacional. O vinho Altura é o ícone da Casa Silva. Um corte de Carmenere, Cabernet Sauvignon e Petit Verdot.






Retornando para Santa Cruz, uma surpresa muito agradável! O Restaurante e Vinícola Pan Pan. O Senhor Daniel, proprietário, e sua esposa, nos contaram muitas histórias interessantes sobre a região, sobre o governo e também sobre o terremoto de 2010. Uma comida de primeira qualidade, assim como os vinhos. Fomos conhecer seus 3 hectares de Cabernet Sauvignon e seu vinho, Pedregal, feito artesanalmente!







Dentro do Vale do Colchagua, temos uma sub região aclamada mundialmente como um dos melhores terroirs para a Cabernet Sauvignon. Estamos falando de Apalta! 


Deste terroir fantástico, foi produzido o vinho Clos Apalta, Casa Lapostolle, escolhido como o melhor vinho do mundo, outorgado pela renomada Wine & Spectator. A Casa Lapostolle possui terroir, tecnologia e pessoas do primeiro time mundial do vinho, produzindo ano a ano, vinhos fantásticos.











Ao lado da Casa Lapostolle, temos a Viña Montes.










O Terroir de Apalta, tecnologia de ponta e profissionais de renome internacional resultou na criação do primeiro vinho prêmio do Chile, MONTES ALPHA. 









Hoje, outros ícones foram criados e possuem reputação mundial, por exemplo, M, Purple Angel, Folly e o super ícone Montes Taita. Uma nova linha, exclusiva para o mercado americano, inicia sua trajetória de prêmios, Vinos Outer Limits.





Na sub região de Lolol, encontramos a Viña Santa Cruz, com uma das melhores estruturas para atender ao Enoturismo. Um lugar mágico feito para agradar ao máximo os turistas. O teleférico que transporta os visitantes até o alto de uma bela montanha nos permite visualizar todo o vinhedo da Viña Santa Cruz. Uma beleza inesquecível. A Viña produz um varietal 100% Petit Verdot.












Bem próxima ao Centro de Santa Cruz, localiza-se a Viña Boutique Laura Hartwig! Uma pequena propriedade administrada pela família Hartwig Bisquertt, produz um carmenere sensacional que precisa ser degustado pelos amantes desta cepa.






Uma região com muitas vinícolas, tradicional e com vinhos sensacionais! Para conhecer tudo do Vale do Colchagua é necessário planejar uma viagem de pelo menos 10 dias exclusivamente para esta Região!

Adelante...




Nenhum comentário:

Postar um comentário