sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Quais são os sabores das frutas?


Ao bebermos vinhos sempre citamos aromas de frutas, sejam tropicais, cítricas, vermelhas, brancas. Mas se cheirarmos estas frutas notaremos que não há tantos aromas assim. Concluímos então que os aromas encontrados nos vinhos referem-se aos sabores das frutas! E quais são então os sabores das frutas?


Comecei o meu estudo pelas frutas negras e vermelhas comuns aos vinhos tintos e cheguei às conclusões abaixo!

A Blackberrie, possui um sabor seco, quase sem açúcar, uma acidez ligeira e uma leve lembrança de rúcula! Sem nenhuma adstringência, seu ataque é totalmente no centro da língua e na garganta, onde traz um pequeno amargor!


E a bela Raspberry, quais são seus sabores?


A primeira sensação que a Raspberry nos traz é a cremosidade, quase uma manteiga, que se transforma em açúcar e acidez. A acidez é tão marcante que chega a salivar! Importante observar o toque herbáceo que uma Framboesa possui. A cremosidade acompanha até o final da degustação, como se fosse um sorvete de morangos!


Nada mais saudável que os Blueberries! Seus sabores são marcados por terem uma grande concentração de açucares e taninos! A acidez é muito baixa. Se você retirar a casca, cheia de taninos, sentirá que a sua poupa se assemelha com uma jabuticaba!


O Cranberry é uma daquelas plantas abençoadas pela Natureza. Os índios americanos a chamavam de “Presença de Luz”, pois muitos eram seus benefícios à saúde! Seu sabor é ácido, quase inexistência de açúcar, os taninos apertam a gengiva e um amargor toma conta da garganta. Lembra os aromas terrosos com algo herbáceo.


As Cherrys são refrescantes, doces e minerais com um leve toque mineral! Suas cascas possuem pequenas quantidades de tanino. A acidez aliada ao açúcar traz à boca uma certa sensação picante com um final levemente terroso.


Um Strawberry é acima de tudo refrescante e cremoso! Levemente tânico, mas o que predomina são os ácidos e os açucares com muita cremosidade. Esta cremosidade pode ser sentida no final da boca com mais evidência! Um leve toque herbáceo acompanha também o final de boca!


Plum possui uma polpa ácida e açucarada. Sua casca possui uma pequena quantidade de taninos, mas os açucares são mais marcantes. Os açucares são tão marcantes que chegam a enjoar dependendo do gosto pessoal. No final de boca, a acidez nos traz à lembrança de laranja.


O próximo passo dos meus estudos serão as frutas tropicais! Além de tudo, diria que estou estudando e praticando algo muito saudável! Comer frutas!

Um comentário: